Pitões das Júnias e Mosteiro de St.ª Maria - Cascata do Campesinho

Estas e outras fotografias de "Pitões e Mosteiro de St.ª Maria . Cascata do Campesinho" no Google+...

Se quiser ver as fotografias no tamanho original, clique nelas.

No Youtube...

No WIKILoc...

Desta vez fomos por Chaves, aproveitando a facilidade da autoestrada, no que diz respeito, não só, à comodidade, como pelo poupar de tempo passado em estrada.

pitoes1

Fomos almoçar a Chaves e, depois do almoço, rumámos pela estrada nacional 103 até Aldeia Nova do Barroso. Virámos à direita, até Montalegre, e depois em direção a Pitões das Júnias, seguindo as placas.

b pitoes placas 313x235   c pitoes longe 313x235
Vila Nova do Barroso.

Eis Pitões das Júnias!

Isto está tudo diferente!!! Já não vínhamos aqui há alguns anos... Bem, se antes o carro tinha de ficar junto ao cemitério, devido ao fraco estradão que então existia, agora pode levá-lo, confortavelmente até a um largo mais abaixo, muito próximo do mosteiro.

Foi o que fizemos.

d pitoes cemiterio 313x235   e pitoes largo mosteiro 313x235
Cemitério de Pitões das Júnias!

Largo empedrado.

Largámos o carro e optámos, primeiro, por uma visita ao mosteiro.

f pitoes placa mosteiro 313x235   g pitoes ladeira 313x235

Placa um pouco descaída.

Ladeira em pedra.

Seguimos a placa, um pouco descaída e a precisar de ser reparada, que indicava a direção. Descemos a ladeira em pedra original até chegar ao carvalho com a mesa, não deixando de ver o complexo do mosteiro logo que se virou a primeira curva.

h pitoes mosteiro curva 313x235   i pitoes mosteiro carvalho 313x235
Logo depois da primeira curva.

O carvalho com a mesa.

Lá chegados, apreciámos a entrada do cemitério, o moinho...

j pitoes mosteiro cemiterio 313x235   l pitoes mosteiro moinho 313x235

O cemitério.

O moinho.

... e a estrutura do mosteiro. Não mexa em nada! Deixe estar como estava! Não deixe lá lixo. Como é possível numa das divisões do mosteiro estar uma fralda de bebé?!!!

m pitoes mosteiro fundo 235x313   n pitoes mosteiro almocos 235x313   o pitoes mosteiro andar 235x313
Fundo do Mosteiro.

Quantos almoços.

...

p pitoes mosteiro enfeite 313x235   q pitoes mosteiro chamine 313x235   r pitoes mosteiro rosacea 313x235
Enfeite.

Chaminé...

Rosácea de pedra.

Depois da visita, de novo até ao largo onde deixámos o carro. Descemos por onde indica a placa "cascata". Percorremos o caminho em pedra solta até chegarmos a uma laje onde tem de virar à esquerda numa rocha com as marcas de percurso. Nota-se que já esteve aí uma placa a indicar o caminho para a cascata mas o vandalismo até aqui chega...

s pitoes cascata placa 313x235   t pitoes cascata laje 313x235   u pitoes cascata passadico 313x235
A cascata é por alí.

Laje: vire à esquerda...

O novo passadiço.

Seguimos o caminho até ao início das escadas do passadiço que lá foram colocadas há pouco tempo e que faz muito jeito. Lembrámo-nos de por ali termos andado perdidos numa altura quando nos aventurámos subir a encosta desde a cascata até ao parque de estacionamento cortando a direito.

v pitoes cascata percurso 235x313   x pitoes cascata 214 235x313   z pitoes cascata miradouro 235x313
O percurso.

214 degraus.

O miradouro.

Chegámos a um lugar privilegiado de onde podemos apreciar, de um ponto superior, a cascata.

za pitoes cascata vista miradouro 235x313   zb pitoes cascata aventure 235x313   zc pitoes cascata fim cascata 235x313
Vista do miradouro.

Aventure-se...

Junto ao fim da cascata.

Antes de chegar ao ponto que falámos, as escadas têm uma abertura à direita. Saímos do percurso marcado e aventurámo-nos até ao fundo da cascata, com muito cuidado. Aproveitámos e deliciámo-nos com as amoras que fomos encontrando no caminho. Chegados ao fundo apreciámos a força da água, molhámos a cara com a água fresca e retemperámos forças para a subida.

zd pitoes cascata percurso 313x235   ze pitoes cascata descida 313x235   zf pitoes cascata montezinho 313x235