Ligações tradicionais...


 

Lenços de Namorados

Não existe no país região tão rica em bordados como a do Minho. Assim surge este Website com o objetivo de divulgar essa vertente do artesanato regional, no âmbito dos Lenços de Namorados, também designados lenços marcados, bordados ou de amor. A Associação Cultural Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega (ACRMAN), com o grande empenho da Prof.ª Maria do Carmo Reis, tem desenvolvido desde 1986 um trabalho de recolha, reprodução e divulgação dos Lenços de Namorados genuínos de Aboim da Nóbrega. A tradição dos Lenços de Namorados é significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, apresentando, todavia, características de bordado diferente. Os de Aboim da Nóbrega evidenciam-se nos de ponto de cruz vermelho pela sua elaboração muito trabalhada, rigorosa e sofisticada."

http://lencosdenamorados.no.sapo.pt/

 

Câmara Municipal de Terras de Bouro

"Falar de Terras de Bouro é descobrir o coração do Parque Nacional da Peneda Gerês. É um Portugal e um Minho diferentes. É a «Terra de Boiro» serrana que D. Manuel consagra dando-lhe o foral em 1514. De fortes raízes comunitárias, o velho castro da Calcedónia que os romanos fortificaram, a via militar que ligava Braga- Astorga conhecida popularmente pela Geira, a multidão de marcos miliários, o forno do povo, as eiras, os espigueiros, as vezeiras e as alminhas do canhoto são algumas das certezas que nos poderão recordar sempre, Vilarinho das Furnas . Mas são também, as Caldas do Gerês que D. João V consagra, entronizando S.ta Eufémea, como sua Padroeira."

http://www.cm-terrasdebouro.pt/

 

Lindoso

"Lindoso, a beleza perdida no interior do alto-Minho."

http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/index.htm

 

Parque Nacional da Peneda-Gerês - Sítio oficial

 “Ao criar-se o primeiro parque nacional no continente, procura-se possibilitar no meio ambiente da Peneda-Gerês a realização de um planeamento científico a longo prazo, valorizando o homem e os recursos naturais existentes, tendo em vista finalidades educativas, turísticas e científicas”

http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Geres/

  

Museu de Vilarinho das Furnas

 “Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga.

A sua origem perde-se, foi destruída há vinte e seis anos (21 de maio de 1972) por uma barragem.

A barragem não só emergiu campos e casas, mas, sobretudo, uma comunidade com uma riqueza cultural valorosa e rara. Como forma de salvaguardar todo o património em causa foi construído pela Câmara Municipal de Terras de Bouro em 1981 o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.”

www.geira.pt/mvilarinhofurnas

 

Andarines

¡Bienvenido!

LO QUE TU WEB SE MERECE

http://www.andarines.com/